terça-feira, 3 de novembro de 2009

Período Triássico



Na escala de tempo geológico, o Triássico (Triásico em Português europeu) é o período da era Mesozóica do éon Fanerozóico que está compreendido entre 251 milhões e 199 milhões e 600 mil anos atrás, aproximadamente. O período Triássico sucede o período Permiano da era Paleozóica de seu éon e precede o período Jurássico de sua era. Divide-se nas épocas Triássica Inferior, Triássica Média e Triássica Superior, da mais antiga para a mais recente.

Clima, fauna e flora:

No Triássico o clima era muito mais quente do que atualmente, a temperatura média do planeta era quase o dobro da atual. Nas florestas prosperavam samambaias, ginkgos e coniferas.

Durante o Triássico, a fauna teve que se recuperar da extinção permiana, os répteis voltam a dominar o mundo (todos os fósseis terrestres do Triássico são de répteis), porém com novas formas: surgem os primeiros dinossauros. Os dinossauros do Triássico eram bastante diferentes dos que iam surgir no Jurássico e no Cretáceo, pois eram mais baixos, e a maioria eram quadrúpedes.

Paleorrota:

A Paleorrota é um caminho situado no centro do estado do Rio Grande do Sul, Brasil cujo percurso contém diversos fósseis do triássico. No tempo em que havia apenas o continente Pangéia. O caminho está situado dentro de uma grande área que pertence ao período triássico e que datam de 230 milhões de anos atrás. A região possui vários sítios paleontológicos, que pertence às camadas geológicas Formação Santa Maria e Formação Caturrita.

Um comentário:

  1. eu acho muito legal as pessoas postaren blogs sobre este assunto pois é um assunto que poucos se interessam.

    ResponderExcluir